quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Menu horizontal de temas no Blogger

Há tempos que eu procurava um menu horizontal que separasse as páginas por temas no Blogger, tentei usando o recurso "Páginas", mas só consegui páginas estáticas, isso é interessante pra colocar páginas do tipo "Sobre" ou "Contatos", mas não atendia ao que eu queria. Revirando os recursos do Blogger descobri a Lista de Links.

A grande sacada é deixar os marcadores/tags das postagens bem organizados e colocar os link de cada tag no gadget Lista de Links. No meu caso, eu separei todos os posts em 7 tags "principais":
Literatura, para resenhas e comentários de livros e/ou quadrinhos;
Escritos, que contém textos e contos de minha autoria;
Tecnologia, artigos e tutoriais da área de TI;
Design, como uma proposta inicial de portfólio, pra postar alguns trabalhos da área de design;
Administração, com alguns temas relevantes do curso de administração;
Cultura, que abrange cinema, música, gastronomia, comportamento e afins e;
Lugares, meio que provisória, to pensando em migrar esses post pra outra tag.

Vale lembrar, que existem as tags secundárias. Os post sempre veem com uma tag principal (uma das 7 supra citadas) e com uma ou mais tags secundárias, de forma a especificar melhor o assunto. Por exemplo, tags comm Nietzsche ou Dostoiévski, sempre estão juntas de Literatura. Pois bem, vamos aso passo-a-passo do menu horizontal:

1. No painel do Blogger, Design >> Elementos da página

2. Adicione o gadget Lista de Links ao cabeçalho.

3. Em "Novo URL do site" é só colocar o link que direcione pra tag referente ao tema da página; em "Novo nome do site" o nome que aparecerá no menu. Depois é só definir a ordem que as páginas aparecerão e pronto!

O menu deve ficar mais ou menos assim:

Pronto! sem dificuldade, sem dor.

3 comentários:

Edinei Lisboa disse...

Ei ueré, me explica isso direito, quero fazer algo parecido no meu blog, parece simples mas me dá uma força aí.
me manda um email: argonauta021@hotmail.com

Lacuna Cerebral disse...

Muito instrutivo agora só falta postar o tuta de como rotear o moden, poís de como desrotear eu já vi, olha como ficou no meu.
http://lacunacerebral.blogspot.com/

Amarildo Ferreira disse...

Grande Magno! Dei uma olhadela por aqui e achei interessante utilizar esse artifício que compartilhaste conosco. Porém, ainda tenho muito que melhorar em meu blog para que ele possa ficar atraente! Abraços cordiais e etílicos!