terça-feira, fevereiro 15, 2011

Como elaborar um Plano de Negócios

Chegando ao derradeiro semestre de Administração da ilustríssima Faculdade Ideal, são oferecidas aos formandos 4 modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso: a clássica monografia, artigo científico, diagnóstico empresarial ou plano de negócios. Entre inúmeras conversas em momentos botecaneanos, a equipe (Gabriel Rocha e eu) chegou a um consenso: optamos por um plano de negócios, dada a real aplicabilidade de tal documento em relação aos demais, excetuando-se aí talvez o diagnóstico empresarial.



Pois bem... LET'S PLAN!

Um plano de negócios ou business plan, é um documento que, pelo menos em teoria, deveria preceder todo e qualquer empreendimento que se preze ou que, no mínimo, queira ser bem sucedido. Ele contem, de forma NÃO lacônica nem simplista, um detalhamento completo acerca do empreendimento a ser realizado, bem como informações sobre os produtos/serviços oferecidos, clientes, concorrentes, fornecedores e demais stakeholders que eventualmente façam parte do seu ramo de atuação.

Outro fator importante é que o plano de negócios mostra ao empreendedor os pontos forte e fracos do negócio em questão, o que diminui consideravelmente as incertezas e faz com que se visualize de forma holística qual a real viabilidade do empreendimento.

Pois bem, eu nunca fiz um plano de negócios antes, e nem era a minha intenção ensinar a fazê-lo, mas encontrei alguns materiais muito bons sobre o assunto, como o manual e software disponibilizados pelo Sebrae-MG. Vale a pena conferir.


Software de Plano de Negócio
Manual Como Elaborar um Plano de Negócios
Fonte: Sebrae - Minas Gerais


Como criar e montar um plano de negócios:
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
Fonte: Sobre Administração

Nenhum comentário: