segunda-feira, janeiro 24, 2011

Como deixar sua rede segura sem muito esforço

Segurança dos dados, seja em uma grande corporação ou no desktop de um usuário doméstico, é um assunto que deixa qualquer um preocupado. É claro que ninguém vive constantemente pensando que irá perder seus dados, mas as possibilidades existem e são reais, dentre as principais causas, temos perda/dano causados por vírus [e outros malwares], falhas de discos e ataques intencionais [dados de mais importância].

O ideal para toda empresa é ter um servidor seguro onde se possa armazenar os dados de todos os usuário da empresa, com as suas devidas permissões de leitura/escrita de acordo com a hierarquia da empresa, que tenha uma rotina periódica de backups, feita de acordo com a criticidade dos dados e que esteja bem protegida contra as ameaças supracitadas [antivírus, firewall, espelhamento de disco, etc.]. Mas nem sempre as empresas podem [ou querem] investir em tais soluções, seja por as considerarem caras ou desnecessárias [até que num belo dia, um HD vai e queima!].

Na impossibilidade de investimentos altos na área de TI, algumas práticas simples podem servir como uma luva para uma empresa de pequeno [e até mesmo médio] porte.

1. Segurança: Mantenha o antivírus sempre atualizado. Depois de alguns testes com alguns antivírus grátis disponíveis, escolheu-se o avast! Free que, até então, tem respondido bem à questão de vírus aqui, mas a grande questão [ainda] continua sendo o bom senso de alguns usuários e o uso indiscriminado de pendrives.
Download do avast! Free Antivirus


2. Compartilhamento: Na impossibilidade de se ter um servidor de dados dedicado, além da limitação de espaço em disco disponível, uma opção é selecionar a menos pior melhor máquina de cada setor para servir como um servidor de arquivos local, uma pasta compartilhada e mapeada como unidade de rede serve bem a esse propósito.
Como conectar e desconectar uma unidade de rede no Windows XP


3. Níveis de acesso: Bem, feito o compartilhamento, é hora de definir o nível de acesso de cada usuário à unidade de rede. Essa parte é, de certa forma, bem simples, basta seguir o artigo abaixo e definir os níveis, de acordo com os usuários e os tipos de dados [público, interno, confidencial].
COMO: Definir segurança de pasta para pastas compartilhadas

4. Backup: O próprio Ruindows Windows vem com uma aplicação de backup/restauração de arquivos:
Windows XP: Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de sistema > Backup.
Windows Seven: Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Backup e Restauração.
Feito isso, é só escolher os locais de origem e destino do backup. Para maior segurança, recomenda-se sempre que o backup seja mantido fora do ambiente que foi gerado, armazenando-o em mídias externas (DVD, Blu-ray, HD Externo, etc).


5. Outras dicas importantes:
- Antes de abrir um pendrive, PeloAmorDeTodosOsSeusDeuses, faça uma varredura com o antivírus;
- Nunca deixe suas senhas salvas no navegador;
- Nunca baixe arquivos com extensões 'exe' de sites desconhecidos [a não ser que saiba o que está fazendo];
- Nunca abra emails de contatos desconhecidos ou com temas do tipo "atualização bancária", "olhas as fotos do fim de semana", etc.
- Em caso de dúvida em relação aos anexos de algum email, basta posicionar o cursor, sem clicar, sobre o anexo, o link real aparecerá na barra de status do navegador.
- Esqueci alguma coisa?

Seguindo esses passos simples, que qualquer um com o mínimo conhecimento de informática pode implementar, dificilmente perder-se-ão dados na sua rede/empresa, mas, caso aconteça, dado que não é impossível, a restauração dos arquivos pode ser feita imediatamente.

Nenhum comentário: