quarta-feira, agosto 11, 2010

300

Segundo a Wikipédia, no dia 11 de agosto de 480 a.C, ou seja, há 2.490 anos, acontecia a épica e memorável batalha das Termópilas, onde o numeroso exército do rei persa Xerxes derrotou o pequeno, porém sagaz, exército do rei espartano Leônidas. Diz-se, segundo historiadores, que 301 espartanos (ajudados por uns 5 ou 6 mil atenienses) combateram algo entre uma ou duas centenas de milhares de soldados persas.

Eu lembro de, ainda em '99, ter lido o quadrinho "300" de Frank Miller, os desenhos de Lynn Varley deixavam algo a desejar, mas a narrativa, impecável e perfeita, mostrava a batalha nos seus pequenos detalhes, como a recusa de Leônidas em aceitar o jugo persa, ou quando, diante da inevitável derrota, Leônidas ordena a todos os não-espartanos que abandonem a batalha, sacrificando-se em seguida para conter o avanço persa, entre outros pormenores fantásticos.

Vale lembrar que a adaptação homônima pro cinema, foi extremamente fiel à narrativa apresentada por Miller (aliás, todas as adaptações do Miller são fiéis, lembram de Sin City?), isso, na minha opinião, foi o que manteve todo o encanto e beleza do filme.

"Fartem-se esta manhã, pois esta noite, jantaremos no Inferno!"

Nenhum comentário: